IMATURIDADE SEXUAL

gravidez, opinião, sexualidade

Em pleno século XXI, o jovem apesar de estar muito bem informado sobre os riscos, prevenções e consequências de uma vida sexual ativa, se mostra ignorante quando o assunto é utilizar as informações a favor de si mesmo. O que o torna não preparado para se iniciar na vida sexual, e essa ignorância leva a consequências como gravidez indesejada e doenças.

Uma pesquisa feita em 2014 pela Unifesp com jovens a partir de 14 anos comprova que a imaturidade os levava a contrair doenças sexualmente transmissíveis, mais de um terço dos adolescentes entrevistados alegaram não usar preservativos durante o ato sexual, de acordo com a psicóloga Ilana Pinsky “os jovens pensam que o preservativo só serve para evitar a gravidez, eles ignoram completamente a existência de doenças”.

Métodos contraceptivos: camisinha, pílula, DIU e diafragma.

Métodos contraceptivos: camisinha, pílula, DIU e diafragma.

O Brasil está entre os 7 países com maior número de adolescentes grávidas no mundo, declarou o relatório do Fundo de População das Nações Unidas em 2014. Atualmente, 65% das mulheres que engravidam por ano tem menos de 20 anos de idade, e acordo com o levantamento feito pelo Hospital de São Paulo. E o que mais preocupa é que a maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras para assumir a maternidade, muitas optam por abortar. Porém quando decidem ter a criança, os rapazes raramente assumem o filho, pois não se sentem responsáveis pela gravidez.

Em 2010, um estudo realizado no serviço de Ginecologia da Infância e Adolescência mostrou que 20% de meninas com idades entre 14 e 19 anos apresentavam alguma DST. Isso ocorre porque cada vez mais os jovens evitam preservativos porque confiam em seus parceiros.

O doutor Dráuzio Varella explicou que em 2014 o principal motivo do aumento de casos de HIV no país, “o principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. Eles acham que ninguém mais morre de Aids”.

Em 2002, a Folha Teen afirmou que quando a garota se inicia sexualmente entre 14 e 17 anos, logo engravidam e para piorar, até os 19 anos já terão dois filhos. No entanto, apenas 24,5% declararam desejar a gravidez. Segundo a mesma pesquisa 98% dos jovens conheciam a pílula e 99% conheciam a camisinha. O que reforça a afirmação que não falta informação, falta consciência.

Os adolescentes tem se tornado cada vez mais promíscuos, transam com desconhecidos, mas continuam dispensando preservativos. Após uma pesquisa feita pela Unesco em 2002 conclui-se que 46% dos jovens entrevistados já haviam transado com pessoas que acabaram de conhecer.

O que falta para o adolescente ter responsabilidade é o apoio dos pais, muitos não recebem nem orientação sobre sexualidade, muito menos incentivam os filhos a usar preservativos e não transar com desconhecidos. Isso gera uma carência de ligação entre pais e filhos em relação à orientação sexual.

Não é preciso espalhar cartazes com enunciados dizendo “usem camisinha”, é preciso ensinar o porquê de usar o preservativo. É preciso mostrar ao jovem os problemas que a imaturidade sexual causará na sua vida e deixar que ele decida o que é melhor para si.


Artigo de opinião feito pela aluna Larissa do 9ºC para a disciplina de Língua Portuguesa com a orientação da professora Anne Elen Pimenta.

Anúncios

17 comentários sobre “IMATURIDADE SEXUAL

  1. eu entend que e muito importante o uso de camisinha na hora de estar fazendo Sexo seja com quenhin for tenhin que ter camisinha masculino ou feminino #SemprePrevinido

    Curtir

  2. Agente apendeu que sempre pára transmitir o HIV tem que ter uma porta de entrada e uma de saida e de entada se vc ver boca e qualquer outra parte do corpo machucada tome bastante cuidado….

    Curtir

  3. a gravidez durante a adolescencia é um assuto interessante porque é preciso concientisar as pessoas que isso é uma coisa ruim .Se a pessoa nao quer engravidar é melhor nem fazer .

    Curtir

  4. concordo, pois todos os adolescentes devem ter esse entendimento e a consciência de que usar o preservativo é a melhor opção antes de ter uma relação sexual e assim trazendo uma melhor segurança .
    Sem gravidez indesejada ou doenças como: HIV (Aids) , sífilis, hepatites virais,HPV …ENTRE OUTRAS

    Curtir

  5. O comeso de um gravides na adolesemcia e munto ruim por que quando voce tem um filho ou/uma filha muito jevem voces perdem a vida .Porque tem que cuidar do seu bebe vc nao poder estudar para ter uma vida melhor e perde sua infancia e tipo assim uma criança cuidando de outra.
    Nao vai pode sair para festas com seu amigos se vc for vai ter que levar o bebe junto com vc e vai perder a sua vida…

    Curtir

  6. quando uma jovem engravida passa a si preocupar com o bebe e deixa de estudar e comprir com sues deveres acho q o uso de camisinha ajuda muito por que e uma criança cuidando de outra o uso da camisinha para jovens que ja tem uma vida sexualmente ativa e muito emportante achei muito legal esse texto consientizando as pessoas disso

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s