ALUNOS RECEBEM PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE E DST

gravidez, Jornal, sexualidade

Os alunos do projeto Mais Educação receberam a visita de profissionais do GADA – Grupo de Amparo ao Doente de Aids – que realizaram uma palestra sobre sexualidade. Durante a palestra os alunos aprenderam como as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)  podem ser transmitidas e quais são as principais formas de evitar o contágio.

A atividade foi realizada pela psicóloga Paula Obice e pela agente de saúde Taiz Diniz Zappia que, além de apresentarem diversas informações sobre as DSTs, também desenvolveram dinâmicas com perguntas e respostas e uma oficina sobre o uso correto do preservativo.

A aluna Anne de 13 anos disse que antes da palestra nunca soube ao certo o que significava a sigla DSTs e que nunca imaginou que “para o sexo oral também é preciso de cuidados especiais como o uso do preservativo”, ressaltou ela. Por outro lado, o aluno Riam de 12 anos disse que “gostou da palestra porque aprendeu como fazer para ter relações sexuais com segurança.” Ele também disse que achou engraçado saber que “para realizar sexo pelo ânus, além da camisinha, o recomendado é sempre usar um gel lubrificante à base de água”, comentou o estudante.

A palestra durou pouco mais de uma hora, mas durante o período foi possível derrubar importantes mitos como a ideia dos antigos grupos de riscos. A duas palestrantes aproveitaram a oportunidade para reforçar a ideia de que o HIV e outras doenças não são exclusividade de um único grupo social e podem ser encontrados em qualquer parte.

Cicatriz parecida com a da brincadeira do abecedário.

Cicatriz parecida com a da brincadeira do abecedário.

Outro tema abordado entre os alunos foi a brincadeira do “Abecedário”. Neste jogo os alunos são desafiados a dizerem uma palavra com cada uma das letras do abecedário. Enquanto a tarefa é realizada um outro colega raspa as costas da mão daquele que está sendo desafiado. Na maioria das vezes, quem participa da brincadeira fica com queimaduras e ferimentos na mão. As palestrantes criticaram os alunos que participam desse tipo de brincadeira. Elas afirmaram que os machucados deixados nas mãos deixam os estudantes mais vulneráveis a doenças transmissíveis pelo sangue como é o caso do HIV e da Hepatite“.

Após a palestra, a agente de saúde Taiz Záppia avaliou positivamente a visita à escola e disse que “esse tipo de atividade é importante para que as crianças repassem essas informações para seus amigos e mostrem que realmente aprenderam tudo que foi dito”, afirmou a palestrante. A agente de saúde ainda reforçou que o principal recado deixado aos adolescentes é que “nem todos sabem a importância do preservativo, mas com ele é possível ter prazer e segurança realizando a prevenção de DSTs e de uma possível gravidez indesejada”, ponderou ela.

Anúncios

11 comentários sobre “ALUNOS RECEBEM PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE E DST

  1. isso é uma noticia porque.imoportante para eles aprender a se previnir emquanto eles fasem relaçao sexual.pq foi acomtecido na minha escola pq e uma coisa relevante quinem a brimcadeira do abc.

    Curtir

  2. olha eu acho q para muitos nao è falta de aviso pessoas hoje opsss CRIANÇAS pegam doenças por falta de cuidado,nao è perigoso sò por causa de ficar gravida mas sim as doenças transmitida por relaçao sexual.CRIANÇAS,ADULTOS,TODO TIPO DE PESSOAS.todo o cuidado è pouco,mas o que mas preocupa è saber q essas pessoas nao tem maturidade e nem decência para isso

    Curtir

  3. leonan: kkkk meio engraçado os bagui que eu li ali em cima falando de preservativos kkk mas isso e serio temos que nos previnir mesmo rsrs… eu todas as vezes que fui kkk uzei e sempre vo uza porque tipo nao sei se a mina tem essas duença ai kkk . agora essa brincadeira ai do abecedario primeira mente pra mim ja nao e uma brincadeira ne na moral pra mim isso ae e coisa de idiota manw cada brincadeira tonta velho vao cresce na moral…
    isso e uma noticia porque aconteceu perto de mim , na escola onde estudo e isso tem importancia

    Curtir

  4. eu acho que noticia pode ser algo que a com te seu perto da gente tipo perto da minha casa tem uma escola de jovens desa escola quebrarao mesas e cadeiras isso por causa de uma briga isso pra mim e noticia porque a com teceu perto de mim mas se isso fosse nos estados unidos na ia me interesar

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s